MDFnews – Informação e Opinião

  • Digite seu endereço de e-mail para seguir este blog e receber notificações de novos posts por e-mail.

    Junte-se a 2 outros seguidores

  • Assinar

  • Blog Stats

    • 15,491 hits

Senadores falam de piso salarial para professores em encontro com presidente do STF

Posted by mdfnews em agosto 5, 2009


Reunido com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, o senador Flávio Arns (PT-PR), presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal, conversou sobre a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4167. A ação, que tramita na Corte, contesta a lei que define novas regras para o magistério e unifica a remuneração inicial dos professores de escolas públicas da educação básica em R$ 950,00. Também participaram do encontro os senadores Cristovam Buarque (PDT-DF) e Fátima Cleide (PT-RO).

Na ADI, governadores de cinco estados contestam dispositivos da Lei federal 11.738, de julho 2008. Para os autores da ação, a lei extrapolou a idéia inicial de uma fixação do piso da carreira e criou “regras desproporcionais” ao regular o vencimento básico (não o piso) e dar jornada menor de trabalho dos professores dentro das salas de aula. Segundo eles, a lei federal causará despesas exageradas e sem amparo orçamentário nos estados.

Durante o encontro, além de falar sobre a situação da ADI 4167, referente à remuneração mínima para os professores, o senador Flávio Arns abordou outro aspecto contido na ação direta. Segundo ele, a lei questionada estabelece que 1/3 das atividades dos professores devem ser exercidas fora da sala de aula para planejamento, correção de provas, orientação de alunos e diálogo com os pais e famílias.
“Quanto à remuneração mínima, os ministros disseram que o piso salarial deveria acontecer desde janeiro deste ano, ao passo que a questão sobre o 1/3 das atividades ocorrerem fora das salas de aula foi suspenso porque isso implicaria em contratação de novos professores para substituir caso se julgasse de maneira contrária”, disse Arns. “Eu penso que isso causaria dificuldades para os estados e municípios também”, avaliou.

De acordo com ele, a partir de audiências públicas, a comissão do Senado Fedearl está fazendo levantamento se os estados e municípios estão cumprindo o piso, regra que vale desde 1º de janeiro desse ano. O senador afirmou, ainda, que a comissão também tem acompanhado os repasses do governo federal para aqueles estados e municípios que porventura não tenham condições de pagar a remuneração mínima. “Isso também está previsto na lei”, completou, ressaltando que espera a decisão do Supremo o mais breve possível.

Acompanhe o processo no STF, atrvés do link:
http://www.stf.jus.br/portal/processo/verProcessoAndamento.asp?numero=4167&classe=ADI&origem=AP&recurso=0&tipoJulgamento=M

Anúncios

Uma resposta to “Senadores falam de piso salarial para professores em encontro com presidente do STF”

  1. Anonymous said

    É uma pena a questão do piso ,pois sabemos que é muito pouco para nós que somos formadores de pessoas e lideramos com demandas sociais como combate a prostituição e a droga dentre outros fatores, eu não entendo como querem fazer uma mudança radical se nã há investimentos necessários para uma sólida formação profissonal, tenho percebido uma grande evasão dos cursos de licenciaturas nas instituições do páis e aquí em Pernambuco, espero que os políticos tomem uma atitude favorável e encherge o piso é pouquísimo para nós que dedicamos tempo, investimentos e nos capacitamos atraves de graduação e outras pós, por favor acabem com tantas angustias no meio doscente e pensem o piso não dá para obter uma vida digna em todos os sentidos e a função de doscente deveria ser a mais valorizada, creio que se não tomar uma atitude não teremos mais profissionais na area e aí o que fazer? é uma pergunta a se pensar, então valorize o professor pagando um valor muito alem do piso, façam um piso com valor salarial digno.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: